Motivos e soluções pela queda constante de conexões Wi-Fi
Muitas vezes, parece não haver razão por trás das conexões Wi-Fi que caem ou enfraquecem aleatoriamente. No entanto, existem vários cenários comuns em que uma conexão Wi-Fi forte pode se tornar inacessível. Quando isso acontece, há algumas coisas que você pode tentar para que seu Wi-Fi volte a funcionar rapidamente.
Alcance e energia da rede Wi-Fi insuficientes . Seu ponto de acesso sem fio chegará apenas até agora. Ao acessar a Internet nas extremidades externas do limite de alcance , você notará que a conexão Wi-Fi é iniciada e interrompida, provavelmente repetidamente. Obviamente, à medida que você se afasta ainda mais do roteador ou modem que fornece o Wi-Fi, sua conexão será interrompida permanentemente.
Você pode estar sofrendo de fraco sinal Wi-Fi se o seu roteador estiver dentro um armário, preso no canto do porão, a três cômodos de distância, ou estiver simplesmente velho.
A solução pode ser tão simples quanto aproximar-se do roteador ou aproximar-se de você. À medida que diminui a distância entre o roteador e o dispositivo, você aumenta as chances de uma boa conexão.
Se você estiver em um dispositivo sem fio, como um telefone ou tablet , é fácil mudar para onde a força do Wi-Fi é mais forte. Por outro lado, realocar seu computador ou outro equipamento nem sempre é uma solução prática.
Outra opção para melhorar a força do Wi-Fi é considerar uma atualização da antena no seu ponto de acesso ou no seu computador, se possível. Da mesma forma, extensores de alcance são outras soluções comuns para problemas de alcance de Wi-Fi - mas você não precisa de ambos .
Interferência de rádio Wi-Fi . Os sinais de rádio de vários produtos eletrônicos de consumo em sua casa ou nas proximidades do dispositivo e o roteador podem interferir nos sinais da rede Wi-Fi.
Por exemplo, telefones sem fio, dispositivos Bluetooth , abridores de portas de garagem e fornos de micro-ondas podem desativar uma conexão de rede Wi-Fi quando ligados.
Portanto, se você notar que seu telefone para de obter Wi-Fi quando você está ao lado do microondas, é provável que esse seja o seu problema. É melhor analisar o que é esse novo dispositivo e como ele funciona, pois a maneira como transmite sinais sem fio pode estar interferindo em outros dispositivos da casa.
Mova seu equipamento de rede ou (nas redes domésticas) altere algumas configurações de rádio Wi-Fi para evitar esse problema.
Outra solução, que pode ser mais fácil, é desativar os outros dispositivos que possam estar interferindo no Wi-Fi. Se você estiver na cozinha quando o Wi-Fi cair, afaste-se do micro-ondas ou evite usá-lo se precisar usar também o telefone, laptop ou outro dispositivo.
A rede está sobrecarregada . Seu hardware e sua casa podem estar configurados perfeitamente para acomodar sinais Wi-Fi e evitar interferências, mas se houver muitos dispositivos usando a rede, a largura de banda disponível para cada dispositivo será limitada.
Quando cada dispositivo não possui largura de banda suficiente, os vídeos param de ser reproduzidos, os sites não abrem e o dispositivo pode até se desconectar e reconectar da rede, repetidamente, enquanto tenta manter largura de banda suficiente para continuar usando o Wi-Fi.
Você pode testar a velocidade da Internet para ver se está obtendo as velocidades prometidas. Se o teste mostrar uma velocidade significativamente mais lenta do que a paga pelo provedor de serviços de Internet , existe um problema com seu modem ou roteador ou você está usando muitos dispositivos na rede de uma só vez.
Retire alguns dos dispositivos da rede. Se sua TV estiver transmitindo filmes, desligue-a. Se alguém estiver jogando na sua rede, peça para ele fazer uma pausa. Se algumas pessoas estiverem navegando no Facebook em seus telefones, peça para desativar a conexão Wi-Fi para liberar parte dessa largura de banda.
Se alguém estiver baixando arquivos em um computador, verifique se eles podem usar um programa que ofereça suporte ao controle de largura de banda, para que menos largura de banda seja usada para esse dispositivo e mais estejam disponíveis para o seu dispositivo Wi-Fi. Em particular, o Microsoft OneDrive tende a usar toda a largura de banda de upload disponível quando sincroniza arquivos grandes; portanto, pausar temporariamente o OneDrive pode liberar largura de banda imediata para outras pessoas.
Se sua rede ainda estiver mais lenta do que você pensa que deveria e o Wi-Fi não estiver estável, reinicie o roteador. Às vezes, a memória do roteador fica cheia e precisa de descarga para funcionar corretamente.
Se o roteador precisar ser reiniciado com frequência ou você se desconectar do modem a cada poucos dias, talvez seja necessário solicitar um novo modem ao seu ISP (se houver) ou adquirir um novo roteador .
Como reiniciar um roteador e modemVocê está usando a rede Wi-Fi errada . Se dois locais vizinhos executarem redes Wi-Fi não seguras com o mesmo nome ( SSID ), seus dispositivos poderão se conectar à rede errada sem o seu conhecimento.
Essa direção incorreta causa todos os problemas mencionados acima, incluindo uma perda momentânea e a reconexão do Wi-Fi à medida que você sai de uma rede e ingressa em outra. Além disso, nesse cenário, seus dispositivos sem fio perderão a conexão sempre que a rede vizinha for desligada, mesmo que a sua preferida permaneça funcional.
Não apenas isso, mas se a outra rede está com problemas de largura de banda, o dispositivo também pode apresentar esses sintomas, mesmo que o Wi-Fi deles permaneça ligado. As chances são de que, se o outro local tiver uma rede aberta, outras pessoas também a estejam usando.
Tome as medidas de segurança adequadas para garantir que seus computadores e outros dispositivos se conectem à rede correta. Você também pode configurar seu telefone, laptop, tablet e assim por diante para parar de ingressar em redes automaticamente para evitar a conexão Wi-Fi não segura.
Também seria sensato e gentil da sua parte dizer ao seu vizinho que ele deveria configurar uma senha de Wi-Fi (ou uma rede de convidados dedicada, mas ainda protegida por senha) porque as pessoas poderiam estar roubando facilmente o Wi-Fi dele.
Driver ou firmware desatualizado ou ausente . Cada computador conectado a uma rede Wi-Fi usa um pequeno pedaço de software chamado driver de dispositivo . Os roteadores de rede contêm tecnologia relacionada chamada firmware .
Esses softwares podem ficar corrompidos ou obsoletos ao longo do tempo e causar quedas na rede e outros problemas sem fio.Atualize o firmware do roteador para a versão mais recente. Essa não é uma tarefa comum, mas pode estar acontecendo o que está causando problemas específicos na conexão Wi-Fi.
Considere também atualizar o driver de rede do seu dispositivo, se houver suporte no seu dispositivo específico. Por exemplo, se o seu computador Windows continuar se desconectando do Wi-Fi, atualize os drivers de rede .
Pacotes de software incompatíveis instalados . Esse é o motivo menos provável para problemas de conexão com a Internet, mas o Wi-Fi pode falhar em um computador com software incompatível instalado, incluindo patches, serviços e outros softwares que modificam os recursos de rede do sistema operacional.
Provavelmente, esse é o seu problema se você notar que o Wi-Fi está caindo logo após uma atualização ou outra instalação do software. No entanto, você deve primeiro resolver o problema do driver mencionado acima, porque essa é uma situação muito mais provável se o software estiver atrapalhando o seu Wi-Fi.
Registre cada vez que instalar ou atualizar o software no seu computador e esteja preparado para desinstalar qualquer software incompatível ou reinstalar um programa corrompido .
Se você já tentou de tudo e está confiante de que a Internet cai não com o hardware ou o seu ISP, mas com o software, você sempre pode reinstalar o sistema operacional, mas considere isso apenas como uma opção de último recurso.
Você também pode redefinir um iPhone ou Android de volta aos padrões de fábrica.
Seu roteador pode estar com defeito . Se nenhuma dessas estratégias funcionar para criar um sinal Wi-Fi consistente, você pode ter um problema no roteador. Entre em contato com seu provedor sem fio; eles podem fornecer uma substituição gratuita. Você também pode optar por adquirir um novo roteador, verifique se ele é compatível com o seu serviço.
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