Header Ads

Como resolver a mensagem de erro do Cooler da CPU

A mensagem de erro do cooler da CPU é uma mensagem de erro que pode aparecer ao iniciar um computador ou notebook com Windows. O aviso geralmente é acionado depois que o computador é desligado após superaquecimento e quando o ventilador não consegue resfriar o dispositivo suficientemente.

Se seu cooler estiver com defeito e o computador continuar superaquecendo, o resultado será significativo e haverá danos permanentes a vários componentes importantes além de um cooler com defeito. O erro do ventilador da CPU geralmente aparece durante o processo de inicialização ou inicialização de um PC com Windows, não durante o uso regular quando o Windows está operacional.

O texto da mensagem de erro geralmente aparece assim:
"Erro: o ventilador da CPU falhou!"
"Erro no ventilador da CPU"

Causa dos erros do ventilador da CPU

O erro de um ventilador da CPU durante a inicialização ou inicialização geralmente é causado por danos físicos ao próprio ventilador, configurações incorretas ou fatores externos que causam superaquecimento ao computador e forçam o funcionamento do ventilador em velocidades extraordinariamente altas.


Poeira ou outros objetos que obstruam as saídas de ar de um dispositivo também podem causar erros no ventilador da CPU.

Como corrigir erro de ventilador da CPU

Devido ao potencial de erros no ventilador da CPU serem causados ​​por problemas de hardware e software, as correções para os erros são igualmente variadas e envolvem a verificação de configurações específicas do software e o ventilador ou ventiladores instalados. Mude o seu computador de lugar. Manter o dispositivo em um ambiente que freqüentemente fica quente ou é exposto a fortes níveis de luz solar pode causar superaquecimento e desligamento, não importa o quanto o ventilador tente resfriá-lo. Tente mover o computador para um local mais fresco ou certifique-se de que ele nunca seja exposto à luz solar direta durante o dia.

Pare de fazer overclock. Uma conseqüência do overclock é um aumento dramático no calor do sistema que não pode ser gerenciado pelos ventiladores padrão. Isso pode danificar os circuitos e causar desligamentos e erros frequentes devido ao superaquecimento.

Limpe as saídas de ar. A maneira mais fácil de limpar as aberturas de ventilação é remover a escova do seu aspirador de pó e usá-la com força total para aspirar poeira e detritos. Como alternativa, use um pincel para remover a poeira.

Limpe os ventiladores da CPU. Para isso, será necessário desligar o computador, desconectá-lo da fonte de alimentação e abri-lo. Uma vez aberto, você pode limpar o interior e remover a poeira com um pincel. Evite pulverizar qualquer agente de limpeza em qualquer peça, pois isso pode danificar seriamente uma variedade de componentes.



Nenhum comentário